O que é Steampunk

1383067_227043804129319_19297637_n

Steampunk é um estilo literário originado da literatura Cyberpunk, mas voltado a uma era tecnológica movida à vapor.  Uma realidade alternativa, cientificamente desenvolvida com a tecnologia do século dezenove.

São representativos desse movimento literário a Máquina Diferencial, de William Gibson e Bruce Sterling, os livros de HG Wells, Júlio Verne e Mary Shelley.

Julio Verne, é o autor mais popular do movimento.  Responsável por obras como 20.000 Léguas Submarinas, Volta ao Mundo em 80 Dias e Viagem ao Centro da Terra.

Steampunk também se refere a qualquer um dos estilos artísticos, modas roupas ou subculturas , que se desenvolveram a partir da estética de ficção steampunk.

O movimento está presente em filmes com As Aventuras de James West, A Liga Extraordinária e Sherlock Holmes.

Um elemento importante é a adaptação de tecnologias ultrapassadas a invenções futuristas, que criam máquinas e equipamentos impossíveis ou que só estão disponíveis no nosso tempo. As engrenagens aparentes, os dirigíveis ou máquinas voadoras movidas a vapor são parte do universo steampunk.

O século XXI trouxe a tona um estilo novo vestido de antigo, valorizando o passado sem esquecer o futuro. Um movimento cultural que veio para ficar, que foge as mais loucas previsões feitas no passado por futuristas que arriscavam tentar imaginar como seria nosso futuro.

Convidamos você a se juntar à nós nessa aventura.

 

Venha ser um steamer! Em frente e a todo vapor!

Leave a Reply